quinta-feira, 24 de março de 2011




Por esses dias de março, eu estava assistindo TV e mudando de canal a fim de encontra alguma coisa boa para assistir. De repente me chamou a atenção um jovem rapaz afirmando com muita convicção a frase: “ Eu sou rebelde, e você?”. O que me intrigou é que a afirmação era feita em um tom de positividade como se a rebeldia fosse a maior virtude do mundo e que se você não adotou esta posição está fora da moda.

A cena era parte da propaganda da nova novela da Record, “Rebelde”, uma adaptação das novelas argentina e mexicana; esta última até já foi vinculada por aqui poluindo a mente de nossos adolescentes, mas a mídia não se contentou apenas em importar lixo, tinha que produzir um com o jeito brasileiro.

Em dias onde o relativismo está em alta, parece que a rebeldia recebeu um status do bem, quase sendo confundida com revolução. Mas precisamos lembrar que Rebeldia é resistir contra autoridades justas e contra a ordem das coisas estabelecidas. Já revolução fala de uma busca por mudanças de melhoria visando o bem comum.

Se o nome da novela já é comprometedor, o conteúdo nem se fala, e deixa bem claro que a rebeldia proposta em cada episódio se baseia nas características incentivadas pelo primeiro rebelde da história; o diabo.

Para não falar besteira fiz questão de assistir dois episódios da novela, e sem nenhuma surpresa comprovei ali uma arma de destruição em massa. A Inteligência, os valores cristãos e a fé, correm sérios riscos na vida de qualquer um que absorve tanta porcaria.

Escancaradamente a novela diz que a aparência vale mais que o caráter, a opinião dos amigos é mais importante que a dos pais, a competição é melhor que a união, o sexo não deve ter restrição, etc. Isso pra não falar nas brigas, xingamentos, desrespeito, humilhações, mentiras, falsidades, e tantas maldades que revelam realmente atitudes de um ser rebelde.

Nada disso seria problema se essas coisas fossem vista como negativas; mas desde a música principal afirmando que o coração sempre será rebelde, até os personagens ensinado que a rebeldia é indomável, nos alerta que tem coisa errada aí.

Adolescente, não brinque com o fogo! Por mais que você diga que não imitará o que assiste, as influências recebidas inconscientemente determinarão sua forma de pensar e agir.

Esteja sempre alerta!

Um comentário:

Hermes C. Fernandes disse...

Que grata satisfação encontrar seu blog, que por sinal, está muito bom, e por isso, passo a segui-lo a partir de agora.

Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, ficarei muito honrado.

www.hermesfernandes.com

Pela causa do Reino e de Sua Justiça!