sábado, 14 de junho de 2008

Mártires em potencial

“É impossível deter alguém que não teme a morte”

Esta é uma verdade que tem se confirmado no decorrer da história. Mas muitos tem confundido suicídio com martírio. Atualmente, desde 11 de setembro de 2001 principalmente, vemos os terroristas entregando suas vidas para fazer o mal ou por amar uma causa rebelde. Mas isso não é martírio. O Dicionário Houaiss (2001) define : o mártir é uma “pessoa submetida à pena de morte pela recusa de renunciar a fé cristã ou a qualquer de seus princípios”. Ou seja, no sentido mais tradicional, não se trata de um assassino-suicida que mata pessoas alheias com o intuito de vingar-se ou defender uma causa. Pelo contrário: o verdadeiro mártir é sempre vítima. O mártir cristão é aquele que prefere morrer a negar seu Senhor e sua fé.

Lembro-me da história de Policarpo, que não negou sua fé mesmo quando o procônsul romano, Antonino Pius, e as autoridades civis tentaram persuadí-lo a abandonar sua fé, a fim de alcançar sua liberdade. Ele entretanto, respondeu com autoridade: “Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Rei que me salvou? Eu sou um crente”! No ano 156, em Esmirna, Policarpo é colocado na fogueira. Milagrosamente as chamas não o queimaram. Seus inimigos, então, o apunhalam até a morte e depois o queimam numa estaca.

Isto é um verdadeiro martírio, e por esse tipo de comportamento de muitos cristãos é que hoje temos acesso a verdade da vida.

Entendido a diferença entre martírio e suicídio, precisamos nos ver como mártires em potencial, e refletir a respeito da natureza da nossa própria fé; pois é impossível assumir um compromisso com Cristo sem estar disposto a morrer por Ele, mesmo que isto nos assuste.

Jesus mesmo disse: “Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira.” Mt 10:38,39

Amando a causa do mestre Jesus mais do que a sua própria vida, você fará a diferença, e nada impedirá que o mundo conheça o verdadeiro Deus.



Baixe e Leia este livro:

Nenhum comentário: